Distonias e Espasticidades (Toxina Botulínica)

O que é?

As distonias e espasticidades são distúrbios que podem gerar incapacidade nos movimentos das pessoas, geralmente acometidas por lesões no sistema nervoso central. A distonia também está relacionada a uma disfunção neurológica e é caracterizada pela presença de contrações musculares involuntárias em diferentes regiões do corpo.

Os problemas mais comuns que podem levar às espasticidades são: paralisia cerebral, lesão medular, esclerose múltipla, AVC, traumas cerebrais causados por falta de oxigênio, traumas físicos, hemorragias e infecções.

Já as distonias podem surgir em várias fases da vida, e podem ser provenientes da hiperatividade de diversas áreas do cérebro (gânglios basais, tálamo e córtex cerebral). A maioria dos casos crônicos é de origem genética. Também pode ser causada por: falta de oxigenação cerebral grave, pela doença de Wilson (um distúrbio hereditário), intoxicações por metais e AVC, podendo ser também uma reação incomum a medicamentos antipsicóticos.

Tratamento:

A utilização da toxina botulínica ajuda no relaxamento da musculatura e da articulação rígida de pacientes vítimas de lesões no sistema nervoso central, traumas na coluna vertebral, entre outros. Dentre vários benefícios, o tratamento facilita a fisioterapia na reabilitação, além de amenizar as dores e reduzir os espasmos involuntários.

Fonte: Secretaria do Estado de Saúde do Espírito Santo

Menu