O que é:
Demência é o declínio geral das habilidades mentais, como memória, linguagem e raciocínio que persiste por toda a vida e pode interferir com as atividades normais da pessoa e seus relacionamentos. Pessoas com demência podem se tornar confusas, incapazes de lembrar as coisas ou perder habilidades que antes tinham, incluindo as tarefas do dia-a-dia.
Às vezes, podem não reconhecer familiares ou amigos e podem apresentar comportamento agitado. Apesar de ser mais frequente em idosos, demência não é uma consequência normal do envelhecimento.
Sintomas:
Os principais sinais e sintomas de demência são a perda gradual e progressiva da memória, confusão mental, perda da capacidade de resolver problemas, comportamento agitado ou alucinações, perda do reconhecimento de locais familiares e perda de interesse e incapacidade de realizar as atividades habituais.
Tratamento:
O diagnóstico de demência pode ajudar a pessoa e seus familiares a procurarem ajuda por recursos disponíveis. Não há cura para a doença de Alzheimer ou para a demência vascular.
Algumas medicações podem ajudar a diminuir o avanço da demência durante o tratamento. O médico pode ajudar a decidir se a medicação vale a pena. As pesquisas em demência podem ajudar na prevenção, reconhecimento precoce e tratamentos mais eficazes.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde