Tremor essencial

O que é:

O tremor essencial (TE) é um distúrbio do movimento que geralmente afeta as mãos, mas também pode afetar cabeça, voz e pernas. O tremor essencial não é uma doença fatal, mas pode ser um distúrbio gerador de alterações nas condições de vida. Pessoas que sofrem de tremor essencial com frequência perdem a capacidade de desempenhar tarefas simples como dirigir ou ir ao trabalho. Pode ser muito difícil lidar com os sentimentos causados pelo isolamento.

Entre os mais de 20 diferentes tipos de tremor, o tremor essencial é o mais comum. Uma em cada 20 pessoas com mais de 40 anos, e uma em cada cinco com mais de 65 anos sofrem de tremor essencial. Apesar da média de idade para o início do tremor essencial ser 40 anos, o TE pode aparecer em qualquer idade entre a infância e a velhice.

Sintomas:

O tremor essencial é caracterizado por um tremor rítmico que ocorre durante o movimento voluntário ou ao manter uma posição contra a gravidade. O tremor essencial é frequentemente diagnosticado de forma incorreta como Parkinson.

Os dois tipos de tremor incluem:

  • Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca.
  • Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.

A maioria das pessoas com tremor essencial tem sintomas tanto do tremor postural quanto do tremor de ação.

Tratamento:

Embora o tremor essencial não tenha cura, existem várias opções de tratamento. A maioria das pessoas com tremor essencial se beneficia de terapias medicamentosas. A abordagem do tratamento precisa ser equilibrada, levando em consideração o histórico do paciente, a resposta aos tratamentos anteriores, enfermidades coexistentes e outros fatores. O início do tratamento medicamentoso se baseia na avaliação dos benefícios e efeitos colaterais de medicamentos específicos.

  • Talamotomia

Um tipo de cirurgia cerebral que envolve a realização de uma lesão (destruição controlada do tecido cerebral) na região do cérebro que produz tremores. A talamotomia provou reduzir efetivamente o tremor em algumas pessoas. As possíveis complicações podem incluir problemas na fala, no equilíbrio e certa dormência.

  • Terapia de estimulação cerebral profunda (DBS) para controle do tremor essencial

A terapia ECP para o tremor essencial é um tratamento cirúrgico que pode diminuir a gravidade do tremor nos braços e nas mãos, relacionado a esse tremor (ET). O tratamento usa um dispositivo médico implantado, semelhante a um marca-passo, que cria uma estimulação elétrica em regiões precisamente específicas do cérebro. Essa estimulação bloqueia os sinais cerebrais que causam os sintomas do tremor essencial.

Fonte: Medtronic.com

Menu