Eficácia das intervenções de atividade física para melhorar a depressão, ansiedade e angústia

Resumo:
Eficácia das intervenções de atividade física para melhorar a depressão, ansiedade e angústia: uma visão geral de revisões sistemáticas

Objetivo:
Sintetizar as evidências sobre os efeitos da atividade física nos sintomas de depressão, ansiedade e sofrimento psíquico em populações adultas.

Fontes de dados:
Doze bancos de dados eletrônicos foram pesquisados ​​para estudos elegíveis publicados desde o início até 1º de janeiro de 2022.

Critérios de elegibilidade para a seleção de estudos:
Revisões sistemáticas com meta-análises de ensaios clínicos randomizados projetados para aumentar a atividade física em uma população adulta e que avaliavam depressão, ansiedade ou sofrimento psicológico eram elegíveis. A seleção dos estudos foi realizada em duplicata por dois revisores independentes.

Resultados:

Noventa e sete revisões (1.039 estudos e 128.119 participantes) foram incluídas. As populações incluíam adultos saudáveis, pessoas com transtornos de saúde mental e pessoas com várias doenças crônicas. A maioria das revisões (n = 77) teve uma pontuação criticamente baixa de uma ferramenta de medição para avaliar revisões sistemáticas. A atividade física teve efeitos médios na depressão (tamanho do efeito mediano=-0,43, IQR=-0,66 a -0,27), ansiedade (tamanho do efeito mediano=-0,42, IQR=-0,66 a -0,26) e sofrimento psicológico (tamanho do efeito=-0.60 , 95% CI -0,78 a -0,42), em comparação com os cuidados habituais em todas as populações. Os maiores benefícios foram observados em pessoas com depressão, HIV e doença renal, em mulheres grávidas e no pós-parto e em indivíduos saudáveis. A atividade física de maior intensidade foi associada a maiores melhorias nos sintomas. A eficácia das intervenções de atividade física diminuiu com intervenções de maior duração.

Conclusão e relevância: A atividade física é altamente benéfica para melhorar os sintomas de depressão, ansiedade e angústia em uma ampla gama de populações adultas, incluindo a população em geral, pessoas com diagnóstico de transtornos mentais e pessoas com doenças crônicas. A atividade física deve ser uma abordagem essencial no manejo da depressão, ansiedade e sofrimento psicológico.

Singh B, Olds T, Curtis R, Dumuid D, Virgara R, Watson A, Szeto K, O’Connor E, Ferguson T, Eglitis E, Miatke A, Simpson CE, Maher C.  Br J Sports Med. 2023 Feb 16:bjsports-2022-106195. doi: 10.1136/bjsports-2022-106195. Epub ahead of print. PMID: 36796860.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Menu